TelComp: proibir o Speedy não é solução

A TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas divulga nesta quarta-feira, 24, um comunicado que critica em parte a decisão da Antatel de proibir a Telefônica de vender seu serviço de banda larga, o Speedy, enquanto não solucionar problemas que há meses afetam milhares de consumidores em São Paulo.

Segundo o presidente da TelComp, Luis Cuza, a decisão da agência reguladora pune a operadora, mas não resolve a falta de concorrência no estado.

“A iniciativa não soluciona de forma efetiva e duradoura o problema dos consumidores quanto ao acesso à banda larga e à falta de ofertas alternativas aos serviços da Telefônica”, afirma ele.

Para a Associação, a melhor forma de se resolver o problema dos assinantes do Speedy seria distribuir as freqüências que hoje a Telefônica controla em São Paulo por meio da compra da TVA entre quatro ou cinco operadoras.

“Só assim o usuário insatisfeito com o serviço, em termos de qualidade, preço e atendimento, teria opções reais de exercer seu direito de escolha nesse mercado”, afirma Cuza.

Ainda segundo o presidente da entidade, essa solução é possível no curto prazo porque a Anatel ainda não terminou sua análise sobre como a aquisição da TVA pela Telefônica afetará o consumidor e a concorrência nos mercados.

“O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão antitruste brasileiro, também não aprovou a aquisição”, finaliza ele.

Fundada em 2000, a TelComp é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 40 empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.

A entidade tem como objetivo fomentar a competição no setor, que engloba organizações de telefonia fixa, móvel, comunicação de dados, TV por assinatura, conexão à Internet e VoIP, entre outros.

Leia mais no Baguete
A proibição da Anatel quanto à venda do Speedy, por tempo indeterminado, foi notícia no Baguete, que pode ser lida na íntegra pelo link abaixo.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.