Setor financeiro aumenta em 62% o uso de Linux

A crescente utilização de servidores Unix/Linux, centralizados ou remotos foi comprovada em pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Estudo anual “O Setor Bancário em Números” registrou que, entre 2007 e 2008, os servidores Linux/Unix usados de forma centralizada no segmento financeiro nacional cresceram 62% e chegaram a 4.668 ambientes. Já os servidores das mesmas arquiteturas abertas saltaram 58% no ano e ultrapassaram as 9000 instalações remotas (para pontos de atendimento).

Para suportar a tendência de elevação positiva, a Armada Info (empresa de São Paulo) se aliou à desenvolvedora Nettion Information Security (de Fortaleza – CE) para fornecer e implantar o Firewall Nettion. Com ele, médias e grandes empresas do estado de São Paulo ganham um recurso de segurança controlando o que é permitido ou não passar entre a sua rede e a internet.

O Nettion utiliza avançadas tecnologias de Firewall disponíveis para o Sistema Operacional Linux através do IPTables e do Kernel 2.6. O Firewall se adapta a qualquer ambiente por ser desenvolvido em códigos abertos e não proprietários.

O Firewall funciona como um filtro entre a rede mundial de computadores e redes internas, com o intuito de evitar que serviços indevidos sejam acessados, diminuindo os riscos de exposição da empresa cliente à internet.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.