Ferramenta revolucionária do Serpro será apresentada no fisl10

De 24 a 27 de junho, o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro participa do Fórum Internacional de Software Livre – fisl10, em Porto Alegre (RS).

Nesta edição, o grade destaque da participação da maior Empresa Pública de TI da América Latina será o Framework de Desenvolvimento – Demoiselle. Construído em parceria com a Companhia de Informática do Paraná – Celepar, o Demoiselle recebeu este nome em homenagem a uma das invenções mais famosas de Santos Dumont, considerado um dos precursores do conhecimento livre.

Esta ferramenta revolucionária é uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto uma infraestrutura quanto uma arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java. Entre seus principais objetivos estão a democratização do acesso a concorrências e licitações públicas de desenvolvimento e manutenção de software, o estímulo à indústria nacional de software, a possibilidade efetiva da sociedade brasileira contribuir diretamente na formulação de padrões tecnológicos para o governo, o fomento ao uso de software livre no Brasil e o estímulo ao desenvolvimento cooperado de software entre instituições, tanto públicas quanto privadas.

O fisl10 acontece no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, situado na avenida Ipiranga, 6681 – Prédio 41 – Bairro Partenon – Porto Alegre/RS – Brasil. O horário de funcionamento é das 10h às 18h.

“A política de Software Livre do Serpro”
O uso e o desenvolvimento do Software Livre é fundamental para o Serpro cumprir seu papel no cenário composto pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil, construindo, difundindo e organizando o conhecimento tecnológico a serviço da sociedade. Esta é a opinião do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, que irá debater este e outros tema durante o fisl10, compartilhando a experiência da Empresa com SL.

Fonte: Comunicação SERPRO
[ad#small-square]

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.