TV digital brasileira para gringo ver

Apesar de ainda não ter decolado no Brasil, pela segunda vez o sistema de TV digital daqui será exibido na NAB 2009, maior feira de radiodifusão do mundo, que acontece entre os dias 17 e 23 de abril, em Lãs Vegas (EUA).

A exibição da tecnologia é uma parceria do Fórum SBTVD, entidade brasileira que reúne representantes dos setores interessados, e o Digital Broadcasting Experts Group (Dibeg), organização japonesa que promove o sistema ISDB-T.

Segundo o Fórum SBTVD, o principal objetivo é demonstrar inovações em compressão de áudio e vídeo, transmissão e multiplexação integradas no Brasil ao padrão japonês de TV digital, que passaram a fazer parte do padrão internacional ISDB-T. As normas serão fornecidas em material em inglês e espanhol.

No estande, os visitantes da feira poderão assistir a dois canais com transmissão digital e captados por equipamentos nacionais.

Para mostrar como será a interatividade na TV, ainda em normatização no Brasil, estarão presentes no estande a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mopa, Telavo, Transtel e TQTVD.

O Fórum SBTVD vai aproveitar a feira para exibir os números da implementação do sistema no País. Atualmente, 36% dos domicílios brasileiros, espalhados por 16 cidades, contam com sinal digital, mas a maioria dos telespectadores ainda sintoniza a TV com o antigo sinal analógico.

Quem estiver em Las Vegas no período, pode conferir o estande no Central Hall, C3334, ao lado do Pavilhão Brasileiro, onde estarão demonstradas várias soluções nacionais utilizadas para a expansão da TV digital.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.