Software de graça para PMEs

A IBM oferece versões gratuitas de vários de seus softwares, conhecidas como Community Editions. As versões são disponibilizadas para a comunidade acadêmica, desenvolvedores de aplicativos e para pequenas e médias empresas (PMEs). Entre as versões, estão os da linha Lotus, usados para colaboração e e-learning.
 

Participe: você estabeleceu metas no início de seu negócio? Entre no Fórum PME e conte sua experiência.

Os softwares gratuitos auxiliam no desenvolvimento de aplicativos de baixo custo, formação de novos profissionais e treinamento de professores, com atualizações de tendências em hardware e software sempre com foco em padrões abertos. Ao todo, são 1200 produtos disponíveis. Abaixo, alguns deles:

DB2 Express-C
Para a linha de servidores de banco de dados DB2, por exemplo, a IBM disponibiliza o DB2 Express-C gratuitamente para atender às necessidades de empresas de pequeno e médio porte e de desenvolvedores de aplicações. O software é compatível com sistemas operacionais Linux e Windows e funciona como um servidor gratuito de banco de dados de produção, sem restrições a limite de dados, projetado para o desenvolvimento e execução de aplicativos. Fornece os mesmos recursos do IBM DB2 UDB Express (versão comercializada do servidor de banco de dados), mas em um pacote menor. O download desta versão está disponível aqui.

Rational Team Concert Express
Voltado para times de desenvolvimento de software, o aplicativo possui funcionalidades para planejamento e interação com projetos, gestão das atividades e demandas, gestão de configuração e construção. O Team Concert foi construído sobre a plataforma Jazz, que possibilita colaboração em tempo real aos desenvolvedores de software por meio de feeds, blogs, fóruns de discussão e chats, reduzindo as barreiras da distância e possibilitando maior produtividade ao time de desenvolvimento. O software está disponível para download aqui.

Lotus Symphony
Suite de escritório para desktop, alternativa ao Office 2007, da Microsoft, o software foi lançado há cerca de um ano e, em apenas uma semana, foi baixado por mais de 100 mil usuários. O pacote inclui processador de texto, planilhas e apresentações. É baseado em muitas das ferramentas presentes na plataforma de e-mail e colaboração do Lotus Notes 8. O Lotus Symphony foi eleito pela revista americana CRN (Computer Reseller News) como a melhor aplicação para desktops lançado em 2008, ganhando o prêmio de produto do ano. O software pode ser baixado aqui
 
WebSphere Application Server Community Edition 
O software funciona como um servidor de aplicações J2EE baseado no Apache Geronimo, projeto de servidor de aplicações de códigos abertos da Apache Software Foundation. Concorrente do servidor JBoss, esta versão gratuita do WebSphere foi projetada para acelerar o desenvolvimento e distribuição de aplicações de forma fácil. A versão não necessita de licença para desenvolvimento, teste e utilização em produção. É compatível com banco de dados Oracle, DB2, SQL Server e MySQL. Pode ser baixado aqui
 
Smarter Planet
A IBM acredita que o fenômeno da globalização, que tem aproximado e conectado pessoas, empresas e objetos de forma nunca vista antes, alinhado à tecnologia cada vez mais acessível a todos, representa um imenso potencial para usar a tecnologia para a criação de um planeta mais saudável e sustentável, com menos desperdício e, sobretudo, mais inteligente. Um planeta que interaja, integre e instrumente pessoas e processos de forma mais eficiente – o que a empresa tem chamado de “smarter planet”. 

 

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.