Camera: migração expande produtividade

A Camera Agroalimentos, empresa do setor de agronegócios com sede em Santa Rosa-RS, acaba de migrar sua plataforma de serviços de uma estrutura baseada em tecnologia open source Samba para o ambiente Microsoft. A responsável pela migração foi a porto-alegrense Central de Softwares, que realizou o projeto em duas semanas.  

“A transformação do ambiente envolveu cerca de 200 equipamentos”, destaca o diretor da Central, Reges Bronzatti. “O projeto englobou a implementação de domínio baseado no Windows Server 2003, migração de conteúdo do servidor de arquivos livre para a nova plataforma e instalação do Microsoft Exchange 2007”, complementa.

Até agora, a estrutura da Câmera era baseada em dois servidores Postfix, que atuavam com funções de correio eletrônico, firewall e proxy. Entretanto, nos últimos dois anos a fabricante de óleos vegetais e itens para nutrição animal percebeu que sua infraestrutura de TI estava pequena para suportar a expansão dos negócios.

“O gerenciamento do ambiente começou a ficar limitado”, conta o gerente de TI da empresa de Santa Rosa, Gerson Muraro. “Hoje, já temos ganho de produtividade da ordem de 30% a 40%, assim como ganho substancial com custos de suporte e manutenção. O retorno sobre o investimento já se faz ver através de uma maior estabilidade da plataforma e de uma melhor percepção dos serviços pelos nossos usuários”, acrescenta ele.

Já segundo a assessora de Negócios da Central, Silnira Colombo, a migração para a plataforma Microsoft também agregou à companhia gaúcha benefícios de colaboração. E para Bronzatti, os ganhos foram ainda maiores.

“A migração para a nova estrutura garante mais mobilidade à comunicação entre as 20 filiais e os profissionais de campo da empresa, que não atuam na sede. Agora, eles podem acessar e-mails no celular, por exemplo, recurso que a plataforma livre não permitia”, ressalta o executivo.

Focada em infraestrutura de TI, a Central de Softwares pretende expandir suas receitas entre 20% a 25% em 2009. A empresa oferece soluções de licenciamento, serviços de outsourcing, treinamento, suporte e consultoria, entre outros. A companhia mantém parcerias com Microsoft, Adobe, Positivo, Symantec, CA, Citrix e IBM, atuando, ainda, com distribuições Linux.

Certificada pela ISO 9001, a empresa superou suas expectativas de crescimento em 2008, atingindo expansão de 30% no faturamento, além de mais de 500 clientes na carteira. Também no ano passado, outro aumento ocorreu no número de colaboradores da organização, que subiu 30%.

Além disso, no ano passado a Central de Softwares abriu filial em São Paulo. Hoje, 10% do faturamento já vem do Sudeste.

Para 2009, a estratégia será expandir ainda mais os negócios nas regiões Sul e Sudeste, focando a atuação na venda de contratos de assessoria em licenciamento e venda de softwares, bem como serviços. Outra meta é ampliar parcerias nos ramos industrial e educacional, que têm gerado negócios expressivos para a companhia gaúcha.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.