Guerra de sistemas operacionais dificulta o uso de celulares

Os celulares se converteram em verdadeiros computadores em miniatura. Além de fazer ligações, tiram foto, instalam e desinstalam aplicativos e até possuem sistema operacional. O difícil é saber qual programa é compatível com cada telefone em meio a tanta mistura de sistemas que existem no mercado.

Se com os computadores é fácil reconhecer softwares para Windows, Mac OS ou Linux, o mesmo não acontece com os celulares. Java, Symbian, BlackBerry, Android… Cada vez aparecem novos sistemas para os telefones. Para complicar ainda mais, cada nova versão nem sempre é compatível com as anteriores.

Para ajudar na hora de procurar programas para o telefone, o melhor é saber exatamente o nome e a versão exata do sistema instalado no aparelho. Como nem sempre é fácil descobrir esta informação, alguns portais na internet facilitam a vida com a distribuição de aplicativos e jogos associados a cada modelo de celular.

O Softonic.com.br oferece a possibilidade de separar os programas disponíveis por marca e modelo de aparelho. Se existe dúvida em saber se um jogo ou um protetor de tela funcionam em um celular específico, basta utilizar um filtro na página para verificar a compatibilidade.

Tudo isso não evita ter que desmistificar alguns dados técnicos sobre o telefone. Sem identificar o modelo não dá para saber qual software baixar para transformar o celular numa espada Jedi, por exemplo. O programa LightSaber (http://lightsaber.softonic.com.br/symbian) é compatível com o N95 da Nokia enquanto o Lightsaber Unleashed (http://lightsaber-unleashed.softonic.com.br/iphone) só funciona no iPhone da Apple.

O portal Softonic.com.br também orienta quem conhece a fundo o telefone que leva no bolso. O filtro de programas pode ser feito por versões do sistema operacional. Assim é simples saber que o Super Mario Planet (http://super-mario-planet.softonic.com.br/java), uma recriação para celular do jogo Super Mario da Nintendo, é compatível com a maioria dos aparelhos com tecnologia Java.

Usar o celular como se fosse um computador fica ainda mais evidente com programas de bate-papo e utilidades de escritório. Em todo caso, também é regra conhecer a orientação de cada software. O Bluetooth Messenger (http://bluetooth-messenger.softonic.com.br/java) está disponível apenas para aparelhos com Java. Outros programas distribuem versões diferentes para cada sistema operacional, como o Mobile Office (http://www.softonic.com.br/s/mobile-office:celular).

Se andar com o celular por todo lado já virou um hábito, o bom mesmo é saber como tirar o melhor proveito dele.

Rafael Videiro, email: info@softonic.com.br

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.