IBM, SAP e RIM: parcerias na nuvem

A IBM  anunciou nesta semana parcerias com a Research in Motion e com a SAP AG. A novidade foi apresentada em Orlando, Flórida, durante o Lotusphere 2009 – evento anual da companhia voltado para a linha de software Lotus, que compreende soluções de colaboração e redes sociais.

Também foi lançado o LotusLive, novo portfólio de serviços de colaboração e rede social baseado em cloud computing e oferecido na modalidade de software como serviço.

A IBM anunciou, ainda, acordos com a Skype – para integração das funcionalidades de voz e vídeo da Skype com o LotusLive – e com a LinkedIn, para integração dos mais de 34 milhões de profissionais do LinkedIn com o IBM Lotus Notes, Lotus Connections e LotusLive.

Colaboração na nuvem
O LotusLive disponibilizará acesso online a todas as soluções do Lotus, incluindo serviços de Web conferência, gerenciamento de arquivos e e-mail, por meio da tecnologia de cloud computing.

A solução foi projetada para facilitar a conexão às ferramentas de colaboração do Lotus e o trabalho em conjunto sem a necessidade de investimento inicial em infraestrutura ou recursos com suporte de TI, já que é oferecida na modalidade de software como serviço (SaaS).

A IBM já anunciou parcerias com a Skype, LinkedIn e Salesforce.com para ampliar a oferta do LotusLive a um público de mais de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro.

O acordo com a LinkedIn irá conectar mais de 34 milhões de profissionais usuários da rede às ferramentas do LotusLive. Os clientes de Lotus serão capazes de pesquisar redes profissionais públicas do LinkedIn e colaborar instantaneamente com estes usuários por meio dos serviços do LotusLive.

A Salesforce.com integrou os serviços do LotusLive com suas soluções de CRM (Customer Relationship Management), simplificando e aprimorando as interações com clientes. Já o Skype integrará suas funcionalidades de voz e vídeo com o LotusLive para criação de uma experiência otimizada de comunicação. Essa integração permitirá que os clientes Lotus tenham a conveniência de poder chamar os contatos do Skype a partir de seus contatos do LotusLive.  

Parcerias

IBM e Research In Motion levarão novos recursos do software de colaboração Lotus a usuários corporativos do smartphone BlackBerry em todo o mundo.

As novas funcionalidades que passam a ser disponibilizadas incluem acesso a documentos, apresentações e planilhas do IBM Lotus Symphony; acesso ao software Lotus Quickr baseado em Web 2.0; acesso ao Lotus Connections para conexão com blogs e comunidades; e acesso ao Lotus Sametime, que possibilitará a realização de Web conferências a partir do smartphone.

A parceria entre a IBM e a SAP prevê o lançamento do seu primeiro software em conjunto, o Alloy, para março de 2009. O Alloy conecta o software IBM Lotus Notes com a Linha Corporativa SAP, oferecendo aos funcionários acesso a informações corporativas críticas em uma interface intuitiva e de fácil utilização.

O Alloy reunirá os milhares de clientes em comum da IBM e SAP em uma comunidade capaz de unir pessoas, processos e negócios em um só lugar.

A solução suporta fluxos de trabalho, relatórios e ferramentas analíticas SAP e será comercializado com um conjunto padrão de fluxogramas e relatórios. Esses elementos poderão ser customizados utilizando as ferramentas do Lotus Domino e da SAP, refletindo as necessidades e processos particulares de cada empresa.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.