RJ discute software livre na gestão pública

O Rio de Janeiro sediará na segunda-feira, 08, e na terça-feira, 09, a primeira e dição do evento internacional de software livre, Free Software Rio. O evento será focado no uso de soluções de código aberto para a administração pública.

Distribuídos em sete painéis, os palestrantes discutirão assuntos como política de incentivo ao software livre e seu uso em serviços de interesse público, para melhorar a gestão dos estados e municípios, na educação e o desenvolvimento cooperado.
AgendaAlém de palestras, o seminário contará com quatro salas destinadas a discutir com mais detalhes as plataformas em código aberto. Em uma delas, a comunidade de software livre vai oferecer mini-cursos sobre o uso de programas de linguagem de computador como Python e Inkscape.
O Proderj ocupará uma sala no primeiro dia do evento para apresentar os diversos projetos e ações do governo estadual como uso de Linux e Voip nos Centro de Internet Comunitária (CICs), a ferramenta ICOX para rede de relacionamento, entre outras soluções.

O meio acadêmico também terá uma sala no segundo dia. Professores e alunos vão discutir as soluções inovadoras criadas pelas universidades como o middleware Ginga para TV Digital e o LUA, uma linguagem de programação para jogos, bastante utilizada noexterior.
Internacionais
A produtora de filmes Dreamworks é uma das convidadas do evento. O engenheiro da empresa, Karl Rasche, apresentará sua experiência na adoção de softwares livres na produção de filmes como Shrek, Bee Movie e Kung Fu Panda. 
Karl é coordenador de software e cores na animação da DreamWorks, especializado no universo da pós-produção e masterização de filmes, incluindo cinema digital, tecnologias de reprodução de imagem e gerência de cores.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.