Uso do VoIP deve crescer oito vezes até 2012

A telefonia está migrando para a Internet. De acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (24/07) pela consultoria Frost & Sullivan, as operadoras tradicionais de telefonia têm registrado baixas no número de ligaçõese enquanto cresce o número de chamadas feitas através da tecnologia de transmissão de dados por protocolo de Internet – o popular VoIP, que em 2007 faturou US$ 72,3 milhões na América Latina e deve atingir US$625,9 milhões em 2012.

Segundo a consultoria, o VoIP vai gerar queda de 2,9% por ano no faturamento das grandes operadoras em ligações locais e de 7,9% no de ligações interurbanas. “Avaliando as respostas do consumidor final, a redução de custos foi o fator mais relevante apontado para o crescimento do uso de VoIP no Brasil”, observa o analista de indústria da Frost& Sullivan, José Roberto Mavignier.

Confiança no sistema e atração pelo preço baixo são os motivos principais que levam os consumidores a trocarem a telefonia tradicional por novas tecnologias. Além disso, a insatisfação com as empresas tradicionais geram uma demanda por serviços mais eficientes. Mas a Frost & Sullivan alerta para a falta de regulamentação, a pouca qualidade das chamadas e a pouca divulgação como empecilhos para a ampliação do VoIP na região.

“Proporcionar um melhor entendimento dos aspectos técnicos e operacionais aos clientes e um eficiente suporte de pré-venda com pontos de venda físicos, atendimento ao assinante e novos serviços serão cruciais para tornar o VoIP mais atrativo ao mercado latino-americano”, diz Mavignier, acrescentando que, “além disso, a qualidade das ligações precisa ser perfeita para atrair e fidelizar os usuários de telefones fixos”.

Para Mavignier, a saída é apelar para estratégias como parcerias com lojas especializadas, fazer campanhas de marketing direto e promover alianças com provedores de serviços. Já os fatores técnicos poderão ser resolvidos futuramente, com a chegada de serviços que são suportados por conexões de até 60 megabytes.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.