Celular vai democratizar Internet, diz consultor

A inclusão digital pode deixar de ser um obstáculo. De acordo com o consultor em telecomunicações Nilton Cyrano Scartezini, “o celular será o maior meio de acesso à Internet no Brasil” com difusão da tecnologia de terceira geração (3G) no País – em especial, com a chegada do iPhone. Atualmente, existem 130 milhões de linhas móveis contra 39 milhões de telefones fixos.

O consultor lista o interesse por novidades, o pagamento facilitado no mercado, a oferta de pacotes pré-pagos e a redução do preço de aparelhos modernos como fatores principais que possibilitarão ao brasileiro o acesso à rede de computadores.

“Nos Estados Unidos, o iPhone custa US$ 300, mas, no Brasil, vai depender da política das operadoras. Eu acredito que elas subsidiarão o valor do aparelho, apostando na grande receita que terão com a transmissão de dados pelo celular”, destaca. Ele acredita que, a exemplo do que ocorreu com o sistema de transmissão de voz, as operadoras venderão pacotes pré-pagos.

Na mesma corrente, a Andrew Wireless Solutions, braço do grupo CommScope – de soluções de infra-estrutura para comunicação em redes – , prevê crescimento de 20% em seu faturamento na América Latina em comparação a 2007, em razão da demanda em expansão por 3G.  Até hoje, a companhia abasteceu com produtos mais de três mil sites-base de tecnologia 3G no Brasil. A estimativa é de que esse mercado necessite de dez mil sites específicos para a cobertura nacional.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.