São Paulo cria projeto contra lixo eletrônico

A Cetesb, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, desenvolveu o projeto que busca resolver o problema de destinação adequada de lixo eletrônico, chamado de TI-Verde.

Por conta disso, a entidade recebeu o prêmio 11º Conip na categoria “Excelência em Inovação na Gestão Pública 2008” concedido pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, em parceria com o Congresso de Informática Pública (Conip), garantindo o direito de apresentar o projeto, representando o Brasil, num evento sobre inovação tecnológica que ocorrerá em setembro, em Turim, Itália.

O vértice do Projeto TI-Verde é evitar a contaminação ambiental e proteger a saúde pública dos efeitos nocivos causados pela disposição incorreta do lixo eletrônico, como computadores, celulares e aparelhos de televisão. Mas agrega, também, um componente social baseado no estímulo à iniciativa de inclusão digital, ao prever a doação de equipamentos com potencial de uso educacional, para comunidades carentes, aumentando a vida útil dos aparelhos.

Outro componente associado é o econômico, pois deve proporcionar a geração de empregos, com a abertura de indústrias na área de reciclagem.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.