Inteligência Artificial na UFPel

Simulação de interações humanas em ambientes virtuais foi o tema do 2º Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos – Wesaac, realizado em Santa Cruz do Sul. Um dos trabalhos de destaque no evento foi da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que apresentou modelos simuladores em que trocas sociais reais são vivenciadas em sociedades virtuais.

A proposta do trabalho, realizado por mestrandos de Ciência da Computação, é descobrir como agentes com personalidades diferentes interagem e avaliam os resultados da interação. Conforme os envolvidos no projeto, os estudos na área são importantes para que se possa discutir e avançar no desenvolvimento de sistemas com capacidades de inteligência artificial. A proximidade com o cotidiano, de acordo com eles, está na aplicabilidade em vários campos, como jogos, TV digital e simulação de fenômenos climáticos.

Um dos exemplos é o trabalho da estudante Rosaura do Espírito Santo da Silva, que estuda as interações em uma biblioteca virtual. “Uma das vantagens é a possibilidade de alertar o usuário sobre a aquisição de novas bibliografias. O sistema verifica que o aluno sempre pega um livro sobre um determinado assunto, então, automaticamente, o avisa quando a biblioteca recebe um novo volume sobre o tema”, explica ela.

Além da pesquisa de Rosaura, outros três trabalhos da UFPel foram apresentados: “Avaliação Fuzzy de Trocas Sociais em Sistemas Multiagentes baseados em Personalidades”, do mestrando André Vinícius dos Santos; e “Auto-Regulação de Trocas Sociais Baseadas em Personalidades em Sistemas Multiagentes”, de Luciano Vargas.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.