Xandros busca parceiros no Brasil

A canadense Xandros quer expandir sua presença no Brasil.

A provedora de Linux – servidor baseado, desktop e plataformas Windows-Linux – já possui escritório local no Rio de Janeiro, mas agora busca firmar uma rede de canais no país e na América Latina.

A idéia é chegar ao fim de 2008 com pelo menos 100 parceiros em toda a região. O investimento não é divulgado, mas, conforme a companhia, fica na casa dos milhões de dólares.

“Para se ter uma idéia, só em desenvolvimento investimos, anualmente, em torno de US$ 9 milhões. Os recursos para expansão da rede de parceiros devem ficar também nesta casa”, explica o executivo sênior da Xandros, James Largotta. Só no Brasil, a companhia faturou, em 2007, US$ 500 mil.

Ainda segundo Largotta, a empresa está focada em parcerias com fabricantes de laptops e computadores, sistemas integrados, consultorias de tecnologia, companhias de TI, revendedores de softwares e computadores. O executivo, que tem familiares no Brasil há anos e já se acostumou com o país, declara que este é o principal mercado da companhia na América Latina.

A Xandros antiga Corel Linux, possui sede em Nova York e centro de desenvolvimento em Ottawa, no Canadá, onde emprega cerca de 200 funcionários. Entre as últimas novidades da empresa está o lançamento do Scalix v11.4, que ganhou ferramentas de mobilidade; e do livro “Administrador Scalix”. Além disso, o software foi traduzido para o português, assim como o Xandros Desktop.

Em uma segunda fase, os planos para o Brasil incluem também a tradução do servidor Xandros para a língua portuguesa. Como público-alvo no país a empresa foca o setor de educação, de usuários finais e o projeto PC Para Todos, já que suas soluções se baseiam essencialmente em software livre.
 
A companhia já atende a clientes brasileiros como Stefanini e Metasys. Para esta última, realiza um projeto de integração de softwares educativos. Já a Marabraz Brasil adquiriu desktops e servidores Xandros, que hoje operam tanto com Linux quanto com Windows. A empresa também firmou um contrato para construção de uma solução thin client para desktop.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.