Plaza: CIO à distância

A Rede Plaza de Hotéis adotou uma prática pouco habitual para gerir sua TI. Desde 2004, o CIO da companhia, Eduardo Moura, trabalha remoto em Curitiba. A cada dois meses, Moura passa uma semana na sede, em Porto Alegre.

“Ser tradicional não significa ser retrógrado”, resume o executivo, fazendo menção à reputação da rede de hotéis, há 50 anos presente da capital gaúcha.

Moura destaca que em uma passagem anterior pela Rede Plaza, no ano 2000, implementou práticas então adiantadas para o segmento hoteleiro como uso de VoIP e oferta de banda larga nos quartos.

Os hóspedes são o foco do trabalho da TI companhia no momento. Nos últimos dois anos, foi realizada a consolidação e filtragem do banco de dados dos clientes do Plaza – 53% das entradas eram duplicadas.

“Agora, vamos usar tecnologia para desenvolver serviços exclusivos”, comenta Moura, sem dar maiores detalhes.

Na área de TI, a Rede Plaza tem 70% da sua infra-estrutura baseada em Linux. As máquinas restantes são baseadas em plataforma MS, para rodar o software de ERP da companhia. Com duas operações no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e uma na Bahia, a rede movimentou R$ 60 milhões no ano passado.

Em Curitiba, Moura é um dos gestores da QualityWare, que atende clientes como Seara, Positivo e Brasil Telecom na área técnica. O contrato de gestão de TI com a Rede Plaza é o único por enquanto.

LinuxPark

Moura esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, 10, apresentando os resultados do open source da empresa durante o LinuxPark, evento focado no assunto promovido pela Linux New Media do Brasil.

Os próximos seminários acontecem no Rio de Janeiro (24 de junho), Brasília (14 de agosto), Curitiba (28 de agosto), Belo Horizonte (09 de setembro), Recife (09 de outubro) e São Paulo (21 de outubro).

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.