Governo implantará projetos de software livre

O Governo da Bahia, por meio da Cia. de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), assina nesta sexta-feira (6/05), o protocolo de intenções para implantação de programas e projetos com base em plataforma de código aberto, com a Red Hat, empresa norte-americana, provedora de soluções open source. Com isso, a capacitação e o aperfeiçoamento de recursos humanos no setor também serão trabalhados.

A solenidade, contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, do diretor-presidente da Prodeb, Elias de Oliveira Sampaio, do country manager da Red Hat no Brasil, Alejandro Chocolat, e do Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, deputado Walter Pinheiro, além de gestores públicos da área da tecnologia da informação e comunicação da Bahia.

Além dos fatores econômicos, associados ao não-pagamento de licenças, o uso, a customização e o desenvolvimento de soluções em software livre devem prover maior compartilhamento de tecnologia e a valorização dos profissionais da área.

A Prodeb também investimentos internamente na área de desenvolvimento para a utilização do software livre e assim, desencadeou outra iniciativa: o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Sige), a ser disponibilizado integralmente em 2009 elegeu o Xoops como ferramenta prioritária no desenvolvimento e gerenciamento de sites e portais.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.