Novo livro aborda scripts em shell

A Editora Novatec acaba de lançar Shell Script Profissional. Escrito por Aurélio Marinho Jargas, o livro ensina a fazer programas em shell com ênfase em código legível, portabilidade e manutenção futura. Jargas explica como melhorar scripts adicionando opções de linha de comando, arquivo de configuração, banco de dados e interface amigável ao usuário, entre outros.

Jargas, que trabalha com shell script há mais de 10 anos, ministrou cursos corporativos de shell avançado e criou as Funções ZZ, software famoso por seus mais de 70 miniaplicativos para a linha de comando. É autor do livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida.

Trecho
“Fui mexer num script e levei horas para me achar nele. Estava uma bagunça, tudo amontoado, feio mesmo. Não tinha um único comentário para me ajudar. Os nomes de variáveis então? Era $a, $b, $tm, $cs… O que é um cs? É um caos, isso sim.”

A editora disponibilizou um capítulo do livro, no link relacionado abaixo.  

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.