Senac-RS inova no fisl9.0

O Senac-RS, uma das insituições apoiadoras do fisl9.0, promete surpresas aos participantes do evento, neste ano. “Em nosso estande, além de divulgar os cursos, vamos apresentar nossa lousa eletrônica sensível ao toque, que será usada pelo público para jogos desenvolvidos pelos nossos professores. E os vencedores serão premiados…” adianta Luciana Balsemão, coordenadora dos cursos de Informática do Senac.

Se os cursos de informtática representam uma área estratégica para o Senac no Rio Grande do Sul, grande parte da razão é o investimento da escola no treinamento de programas de código aberto. “23% dos cursos que comercializamos nesta área, em todo o estado do RS, são sobre software livre. E a procura é grande”, informa. Atualmente estão disponíveis cursos de Administração Linux Mandriva, Java Desktop J2SE, OpenOffice, MySQL, PHP e JavaScript.

A formação Linux, um dos cursos mais procurados, principalmente por estudantes, é oferecido pelo Senac há 08 anos. “Escolhemos Mandriva pois esta distribuição possui material didático em português. Além disso, participamos do programa de treinamento autorizado da Mandriva, seguindo uma carga-horária padrão e com professores certificados”. Outras distribuições são oferecidas, porém em turmas fechadas para
empresas.

A falta de profissionais especializados, no entanto, acaba refletindo na escolha dos alunos por softwares proprietários. Segundo Luciana, em algumas regiões do estado ainda existe uma carência de mão-de-obra especializada em Linux. “Isto faz com que pequenos empresários, mesmo que tenham interesse em adotar o sistema, acabem optando por outras soluções, por falta do apoio técnico que procuram”, completa.

Festividades

No último sábado, 05, o Senac promoveu a primeira edição do Festival do software livre, que organizou palestras sobre o tema e promoveu a instalação gratuita do Mandriva nos computadores do público interessado. No evento foi possível testar o sistema operacional e diversos aplicativos de código aberto, nos laboratórios da escola. Novas edições do evento devem ser divulgadas em breve.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.