Hospede aplicações com Google App Engine

O Google anunciou na terça-feira, 08, seu novo serviço, o Google App Engine, cuja versão prévia esteve disponível para os primeiros 10 mil usuários, porém esgotou em poucas horas.

O serviço hospeda aplicações dos desenvolvedores web, possibilitando a integração com outros serviços do Google, através dos APIs. A novidade afasta a possibilidade de problemas de servidor, manutenção e escalabilidade, por usar a estrutura da companhia.

Inicialmente será possível trabalhar com aplicações escritas em Python mas, segundo a empresa, novas linguagens serão incorporadas ao serviço em breve.

“O diferencial é permitir que os desenvolvedores web construam aplicações ao invés de se prenderem à administração do sistema”, informa o press release divulgado durante o Google Campfire One, acampamento que reúne desenvolvedores nos Estados Unidos.

Os inscritos na versão prévia ganharam também 500MB de espaço de armazenamento. A hospedagem utiliza o sistema Bigtable, o mesmo que é utilizado pelo Google Earth e pelo sistema de arquivos GFS, do buscador. Maior capacidade de banda e storage serão cobradas.

No link relacionado abaixo, é possível entrar na lista de espera para novos convites. O outro site leva para uma galeria de aplicações que estão utilizando o App Engine.

Terceiro lugar
O Google não foi o primeiro a disponibilizar tal serviço. O App Engine é concorrente do Elastic Compute Cloud, da Amazon, e do AppExchange, da Salesforce. No entanto, é o único grátis.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.