O uso do VoIP no mercado de concessionárias de veículos

Não há mais dúvidas de que o VoIP veio para ficar. A adoção desta tecnologia tem crescido cada vez mais no mercado corporativo, principalmente nas pequenas e médias empresas dos mais diversos setores, como por exemplo, o de concessionárias de veículos.

Depois de comprovar na prática a redução de custos com ligações interurbanas, as empresas que atuam nesta área, começam a perceber os outros recursos que o tráfego de voz pelo protocolo IP pode trazer, além de simplesmente trafegar voz e dados em uma única rede.

A tecnologia VoIP permite a criação de aplicações customizadas de acordo com a necessidades específicas de cada empresa. Com ela, também é possível unificar informações de voz como gravação e tarifação. Outra funcionalidade desta tecnologia é a integração com correio eletrônico, de voz e fax.

Os usuários ganham mais mobilidade, pois podem acessar seu sistema de qualquer lugar e não necessariamente do seu posto de trabalho. A tecnologia proporciona ainda, facilidade de integração com outras aplicações de dados e vídeo, como por exemplo, sistemas de vídeo-conferência; entre outras.

Mas, mesmo com tantos benefícios, o crescimento deste mercado só tomou força nos últimos quatro anos. Antes disso, grande parte das empresas, incluindo as da área de concessionárias de veículos, demorava a aceitar a eficácia da voz sobre IP. Talvez porque, na época, ainda não existiam fornecedoras que ofereciam serviços realmente profissionais, como já existem hoje.

Para se ter uma idéia do tamanho deste mercado, segundo estudo recente do IDC (International Data Corporation), a tecnologia VoIP, foi um dos maiores investimentos em TI no ano de 2007, movimentando R$ 9,3 bilhões. A previsão de pesquisas de outros institutos mostra que até 2009, este mercado crescerá 18 vezes em relação a 2004, passando a movimentar US$ 23,4 bilhões.

Atentas a este cenário, diversas empresas do mercado de concessionárias de veículos, setor que vem crescendo a taxas expressivas no Brasil, estão ampliando seus investimentos em soluções de VoIP. Como a grande maioria delas atua em diferentes regiões brasileiras, por meio de filiais e, além disso, devem manter contato com fábricas muitas vezes localizadas fora do país, isso traz um grande custo com interurbanos.

Com o uso do VoIP todas as tarifas de longa distância são tarifadas como ligações internas. A redução de custos com essa tecnologia chega em muitos casos a atingir mais de 40%, o que enche os olhos das empresas que buscam formas de enxugar os gastos mensais.

As empresas desta área têm percebido que por meio do VoIP é possível aumentar a produtividade, diminuir o desperdício, otimizar o fluxo de informações e promover um melhor relacionamento com os clientes.

O mercado de concessionárias de veículos é um dos melhores ramos para investimento no país. Para o ano de 2008, há uma tendência de crescimento ainda maior do mercado interno: O bom momento se deve principalmente a fatores como a globalização da economia e a abertura do mercado internacional, que fizeram com que os brasileiros passassem a ter acesso a milhares de oportunidades de consumo.

Epaminondas Lage é diretor comercial da Planetfone

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.