Pesquisa aponta que 31% dos celulares no mundo em 2013 serão …

SÃO PAULO – Um em cada três telefones celulares vendidos em 2013 será um smartphone. Hoje, apenas cerca de um em cada dez aparelhos comercializados no mundo é um smartphone. A expansão de 10% para cerca de 31% de participação, entre 2007 e 2013, será motivada por uma variedade de fatores, afirma a consultoria ABI Research. Um deles é a motivação das operadoras em aumentar seu faturamento com serviços avançados e outro a tendência geral de adicionar sistemas operacionais mais sofisticados em aparelhos de preço intermediário.

Os sistemas operacionais inteligentes estão sendo otimizados continuamente para rodarem em processadores com performance mais baixa. Existe a estratégia de suportar esses sistemas em aparelhos intermediários para obter um maior faturamento com dados, afirma o vice-presidente da ABI, Stuart Carlaw. O mercado atualmente é dominado pela Nokia (com 52% do mercado de celulares) e pelo (sistema operacional) Symbian (com participação de 65%). Ainda assim, a guerra de padrões no ambiente Linux e a crescente força do Windows Mobile permitirão que novos competidores aumentem a pressão sobre esse eixo estabelecido, acrescenta.

Segundo a ABI, o iPhone está realmente influenciando o mercado de celulares. O aparelho da Apple introduziu uma série de funções, como a tela sensível ao toque e sensores de posicionamento, que devem ser cada vez mais exigidos pelos consumidores.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Fonte: O Globo Online

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.