O Consumidor 2.0 e os fabricantes de celulares

A Nokia foi a marca de aparelhos celulares mais bem avaliada pelos internautas brasileiros em fevereiro de 2008. A informação é do IC Digital Index, levantamento que consiste no acompanhamento de imagem das empresas nos chamados espaços sociais da web – blogs e comunidades virtuais. Sony-Ericsson e Motorola ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Os assuntos abordados com maior freqüência no período analisado foram lançamentos e design de novos aparelhos, as novas tecnologias de conexão com a internet e a possibilidade de captação da TV digital no celular. Em menor escala, foram citados o atendimento em lojas, bloqueio de aparelhos e a participação de mercado de cada um dos players do setor.

A Nokia registrou 1.967 citações em blogs no mês de fevereiro e mais de 1.000 comunidades no Orkut. Cerca de 28% dos comentários dedicados à marca foram positivos, e 6% do total de citações foi negativo. Os comentários se referiram predominantemente à qualidade dos aparelhos da marca, principalmente em relação ao design e à duração da bateria. Inovação e novas tecnologias foram outros temas associados à marca.

A marca nipo-sueca Sony Ericsson, ficou com a segunda colocação – do total de comentários, 26% foram positivos e 5% negativos. Apesar de contar com menos comentários negativos que a Nokia, sua presença foi menos intensa que a da concorrente. Os smartphones da Sony Ericsson foram os principais responsáveis pela colocação, associando a marca ao conceito de alta tecnologia.

A Motorola ficou em terceiro lugar no IC Digital Index, somando 1.017 postagens em blogs e mais de 1.000 comunidades no Orkut. A marca conta com 19,5% de menções positivas e 10,5% negativas – é a segunda com mais menções negativas, ficando atrás apenas da Benq-Siemens. Curiosamente, muitos dos comentários negativos foram feitos em relação à dificuldade técnica que os internautas enfrentam ao tentar desbloquear, por conta própria, os aparelhos da marca.

É a primeira vez que o IC Digital Index, realizado e divulgado pela agência de comunicação Imagem Corporativa, analisa o setor de aparelhos celulares. Foram avaliadas na pesquisa sete marcas (Benq-Siemens, Kyocera, Nokia, LG, Sony Ericsson, Samsung e Motorola), que concentram cerca de 97% dos comentários em blogs e comunidades virtuais.

A seguir, o ranking relacionando o desempenho de cada uma das fabricantes:

Empresa positivos negativos neutros posts comunidades
Nokia 28% 6% 66% 1967 1000
Sony Ericsson 26% 5% 69% 1741 513
Motorola 19,5% 10,5% 70% 1017 1000
Samsung 21% 9% 70% 294 835
LG 15% 9% 76% 284 103
Kyocera 16% 9,5% 74,5% 51 109
Benq-Siemens 10,5% 13,5% 76% 117 566

Foram examinados 1.400 posts em blogs (os 200 registros mais importantes de cada uma das marcas em número de acessos) e 700 comunidades no Orkut (as 100 mais representativas de cada uma das marcas), avaliando o teor dos comentários publicados em cada um deles. O objetivo do IC Digital Index é observar oscilações e destaques na imagem das fabricantes de aparelhos de telefonia celular no universo da internet. A colocação final de cada empresa no ranking é determinada pela quantidade e pela qualidade das citações, por meio da ponderação entre o número de comentários positivos e negativos e a importância dos mídias sociais dedicados a cada uma das marcas.

A Imagem Corporativa realiza periodicamente monitoramentos setoriais nas áreas automotiva, telefonia fixa e celular, financeira, varejo e setor aéreo, entre outras.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.