Microsoft e Sun ampliam interoperabilidade

A Microsoft e a Sun anunciaram duas ações voltadas à interoperabilidade: a inauguração do Sun/Microsoft Interoperability Center e a disponibilização da Sun Infrastructure Solution para o Microsoft Exchange Server 2007. Localizado no campus da Microsoft em Redmond, nos Estados Unidos, o centro de estudos atuará na otimização dos aplicativos da Microsoft nos sistemas de armazenamento e servidores Sun Fire x64. Os interessados poderão fazer um tour virtual pelo local por meio do link a seguir: http://www.microsoft.com/winme/0803/32129/32129_Sun_MBR.asx.

O Sun/Microsoft Interoperability Center operará como um laboratório de trabalho para o ajuste e a criação de referenciais e soluções de interoperabilidade. O centro incluirá as seguintes características:

  • Uma área de demonstração e de testes para a execução do Windows em aplicações de armazenamento e sistemas Sun x64;
  • Um laboratório para provas de conceito de clientes que têm como objetivo a execução do Windows Server 2008 em aplicações de armazenamento e sistemas Sun x64;
  • Capacidade para certificar a Java Platform Enterprise Edition (Java EE) e a Java Platform Standard Edition (Java SE), incluindo o software Java Runtime Environment (JRE) da Sun, para atuar em conjunto com ambientes operacionais e aplicativos Microsoft;
  • Trabalho conjunto que ajudará a habilitar a virtualização de servidor de plataforma cruzada, incluindo Windows Server 2008 Hyper-V e Sun xVM;
  • Colaboração mútua entre as empresas para possibilitar que o software thin client Sun Ray ofereça um desktop virtual de alta qualidade para o ambiente Windows e que seja compatível com as tecnologias Windows.

Migração de soluções

Uma das novidades da parceria é a oferta da Sun Infrastructure Solution para o Microsoft Exchange Server 2007. Essa solução ajudará clientes corporativos a gerenciarem melhor a quantidade crescente de e-mails, além de aproveitarem as vantagens oferecidas pelo Exchange Server 2007. As configurações de armazenamento e sistemas pré-testadas permitem que os clientes migrem facilmente para o Exchange Server 2007. Isso representará economias de até 85% no espaço do rack, energia e resfriamento, que chegam a representar em três anos uma redução no custo total de propriedade (TCO) de até 70%.

Há três anos que a Microsoft e a Sun realizam trabalhos voltados para a interoperabilidade, como nas áreas de serviços de Web, gerenciamento de identidade, thin clients, gerenciamento de sistemas e engenharia do Windows Server.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.