TV digital da Unisinos é levada para SP

O Projeto de Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula (Sapsa), da Unisinos, que criou um sistema de TV digital para ser usado como apoio ao ensino na universidade, acaba de ser implentado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Janilde Flores Gaby do Vale, em Hortolândia-SP. A iniciativa, do Programa Mestrado em Computação Aplicada (Pipca), permite ao professor utilizar conteúdos audiovisuais, como filmes, documentários e material multimídia, para reforçar suas lições.

O Sapsa opera sobre a rede online WiMAX da prefeitura de São Leopoldo – ou, agora, de Hortolândia. Por meio de um aparelho conversor (set top box) conectado à estrutura de conexão web, o professor pode, sob demanda e com a ajuda de controle remoto, exibir os conteúdos multimídia em sala de aula.
 
O sistema obedece aos critérios de interatividade em tela idealizados pelo Sbtvd (Sistema Brasileiro de TV Digital). O projeto da Unisinos foi conduzido com apoio do CPqD e recursos do Funttel, do Ministério das Comunicações. Além disso, contou com apoio da Procempa, Governo do RS, Famurs, Internetsul, Abranet, Assespro-RS, Sucesu-RS, Softsul, Seprorgs e Procergs.

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.