TV digital chega ao Rio até julho

Sete emissoras de TV que operam no Rio de Janeiro fecharam acordo para iniciar transmissões digitais até julho. As empresas – Rede TV, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, TV Corcovado e TV Brasil (Radiobrás) – recebem esta semana autorização do ministério das Comunicações para explorar faixas deste gênero no estado.

Pelas regras do MC, quem obtém autorização deve estrear a transmissão digital, no máximo, em seis meses. Segundo o Ministério, as emissoras que operam nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador devem assinar o mesmo acordo nas próximas semanas.

Assim, estas capitais também devem iniciar transmissões digitais abertas até o meio deste ano. Para o restante do país, a previsão ainda é longa. As capitais e cidades de médio porte só deverão ter sinal digital em 2009.

Avanço vagaroso
Em São Paulo, primeiro estado a receber as transmissões da TV Digital no país, a evolução do processo está sendo lenta. Dois meses após a estréia do serviço, somente 10 mil domicílios da Grande SP contam com a opção, segundo estimativas das próprias emissoras divulgadas pela Folha Online.

A explicação seria o alto preço dos conversores (set-top box).

Fonte: Baguete

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.