Rio ganha centro de cursos gratuitos de TI

A Casa Brasil Vigário Geral, centro de cursos de inclusão digital financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foi inaugurada ontem (28) por representantes do governo federal, como o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Ele adiantou que está em estudos a possibilidade de tornar os cursos profissionalizantes, de acordo com a demanda local. "A idéia é essa. Vou conversar com os Ministérios da Educação e da Ciência e da Tecnologia para analisarmos o que a comunidade precisa. O mais importante é manter o foco na realidade da população local. Queremos qualificar as pessoas para que elas obtenham emprego", disse Lupi.

A coordenadora da Casa Brasil em Vigário Geral, Vanilda Campos, afirmou que a expectativa é de formar cerca de 40 mil alunos por ano nos cursos oferecidos pelo centro. No entanto, o local tinha hoje apenas cerca de 20 computadores e 17 cadeiras na sala de aula.

Vanilda Campos reconheceu que o orçamento inicial destinado a essa Casa Brasil, de cerca de 101 mil reais, não é suficiente para suprir as expectativas de Vigário Geral e das comunidades próximas. "Por isso estamos buscando parcerias com vários ministérios. Considerando a quantidade de alunos que queremos atender, não temos ainda o orçamento necessário para levar o projeto a um futuro maior", afirmou.

A Casa Brasil é um projeto do governo federal que conta com 68 unidades espalhadas pelo país. 

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.