3Com lança aplicativos de código aberto para fazer frente à Cisco

Novo aplicativo Asterisk permite a criação de sistemas IP-PBX para filiais que atuem remotamente. Pesquisa da Dell’Oro mostra a Cisco com 87% desse segmento.

A 3Com deve apresentar nesta semana dois aplicativos que rodam sobre sua série MSR de roteadores multiserviços – um para o Asterisk VoIP e outro para aceleração e otimização de WAN – com os quais pretende intensificar a disputa com a Cisco.

Os aplicativos foram desenvolvidos sob a marca Open Services Networking (OSN) da 3Com, lançada há um ano visando a oferta de plataformas para a integração de aplicativos de código aberto, desenvolvidos tanto pela 3Com quanto por terceiros, à infra-estrutura de redes.

Segundo a 3Com, essa estratégia de código aberto permite às organizações simplificarem suas operações, reduzir custos e gastos operacionais e preservar seus investimentos, ao mesmo tempo em que fazem ajustes e acrescentam funcionalidades e recursos a suas redes.

A combinação dos roteadores com os aplicativos OSN visam fazer frente à Integrated Services Routers (ISR) da Cisco, uma plataforma bastante popular e bem-sucedida entre as companhias que integram serviços de voz, dados e segurança. As ISRs são um dos principais motivos pelos quais a Cisco mantém sua liderança entre o mercado de escritórios remotos – segundo o Dell’Oro Group a companhia respondeu por 87% desse mercado no terceiro trimestre de 2007.

Fonte: Computer World

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.