Estágios de uma ligação VoIP

O cientista da computação e suporte técnico da GTS Telecom, Wilson Victer, fala nesta 6ª edição do Rede sem Complicação, sobre tecnologia VoIP.
O que significa VoIP ?
VoIP significa voz sobre internet protocol- tecnologia que, através de um software ou hardware, permite que a voz trafegue numa rede de dados (LAN) ou internet.

Acompanhe passo a passo como funciona uma ligação telefônica pela tecnologia VoIP:

1.Tom de discagem: Um sinal de discagem é gerado e logo em seguida, o usuário já pode discar o número desejado.

2.Tom de chamada: O equipamento ou software analisa o número discado e o compara com os da agenda do usuário. Localizando, ele dispara a ligação e gera um tom de chamada. Se a pessoa acionada estiver em outra ligação ou não estiver presente, um tom de ocupado é gerado.

3.Conexão: O protocolo TCP é iniciado pela aplicação. Ao utilizarmos o VoIP um canal de transmissão é estabelecido através de rede IP (intranet ou internet). A partir daí, um fluxo do protocolo de transmissão em tempo real (RTP), é iniciado sobre o protocolo UDP proporcionando ao VoIP realizar e receber chamadas através da internet.

4.Compressão/transmissão: São pontos fundamentais para as aplicações de VoIP, pois, a internet, ao contrário da telefonia convencional, não estabelece um canal entre origem e destino na comunicação. O VoIP, através da compressão, permite uma economia de até 80% da largura de banda que será transmitida. Esse processo possibilita que a transmissão seja feita com maior rapidez e confiabilidade através de protocolos que não utilizem mecanismos para analisar a conexão, como por exemplo, RTP/UDP/IP.[14]

5.Sinais DTMF (freqüências de tons): Eles podem ser transmitidos quando a ligação estiver completa. Nesse caso, os usuários VoIP podem selecionar a opção de atendimento eletrônico ou unidade de resposta audível (URA) em seu próprio sistema.

6.Encerramento da chamada: Ao encerrar a chamada, o sistema desfaz a ligação e quase que instantaneamente gera um novo tom de discagem.

Fonte: GTS Telecom

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.