Inatel anuncia novas pesquisas em TV Digital

Dois projetos estão na linha de frente das pesquisas em TV Digital do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel neste início de ano. O projeto TV Banking, desenvolvido por meio de um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), será a primeira solução que o Instituto produzirá utilizando a infra-estrutura de TV Digital para aplicativos, um dos grandes benefícios prometidos pela implantação da nova tecnologia, que irá permitir interatividade com os usuários.

Desde o segundo semestre de 2007, a equipe de especialistas do Grupo de Pesquisas em TV Digital da instituição vem realizando pesquisas para o desenvolvimento de software neste ambiente. O convênio assinado com a Finep tem ainda como parceiros a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na Amazônia (Funtec), que será a co-executora, e a empresa interveniente Proview, ambas de Manaus. O prazo de conclusão do projeto é de 24 meses.

“A estrutura da TV Digital já está disponível na cidade de São Paulo e vem sendo amplamente divulgada. Agora ela precisa ser massificada, apresentando vantagens de sua utilização aos usuários”, explica o gerente do Inatel Competence Center – Software, Guilherme Marcondes. Para ele, uma das maiores vantagens será a possibilidade de interação do usuário com o conteúdo disponibilizado na TV e ampliação dos serviços prestados por meio dessa nova tecnologia.

O Inatel participa também do desenvolvimento de um projeto de distribuição de sinais digitais de TV através da Internet, o IPTV -Internet Protocol TV, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a empresa Comunip, de Belo Horizonte, que atua no mercado de comunicação via Internet.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.