Comunicação integrada: US$ 24 bilhões em 2012

A Wainhouse Research, empresa de consultoria americana especializada na análise de comunicação integrada, juntamente com a consultoria de comunicação In-Stat, acabam de concluir estudos sobre as tendências mundiais no mercado de produtos e serviços de comunicação integrada. Os resultados foram divulgados pela Seal Telecom.

Se não houver nenhuma calamidade, as projeções realizadas pelos consultores indicam que o mercado de serviços de comunicação integrada saltará dos atuais 8,8 bilhões de dólares para a marca de 24,2 bilhões em 2012. A taxa de crescimento anual estimada para todas as categorias de serviço durante este período é de 24,9%, excetuando os serviços de conferência que seguirão um ritmo constante de crescimento em torno de 7%.

Os prognósticos traçados pelas consultorias vão até 2012 e dizem respeito a produtos e serviços ligados a diferentes segmentos da comunicação: mensagens instantâneas, telefonia – que engloba PBXs (IP e TDM), IP Centrex e banda larga VOIP – áudio-conferência, internet (soluções próprias ou hospedadas), área de trabalho planejadas para atividades em grupo, mensagens integradas e vídeo-conferência.

De acordo com a pesquisa, liderada pelos analistas Dave Lemelin e Brent Kelly, muitas companhias estão investindo em serviços de plataforma IMS (IP multimedia subsystem) com a esperança de que novos serviços de assinatura surgirão a ponto de sustentar o grande fluxo da comunicação integrada, cujas fronteiras entre empresas e indivíduos são muito bem amarradas entre as mais diversas formas de conectividade.

Outra tendência detectada pelos estudos é a de que as grandes empresas como Cisco, IBM, Microsoft e Nortel, cada vez mais têm oferecido os softwares não como um produto, mas sim como um serviço (SaaS). Muitos destes serviços incluirão componentes da comunicação integrada de forma a viabilizar as soluções hospedadas. Um exemplo bem sucedido de empresa que vem utilizando o modelo Saas, apontado pelos analistas, é a WebEx, recém adquirida pela Cisco, que certamente vai penetrar a fundo neste mercado evolutivo.

O estudo ainda prevê que em breve a Microsoft disponibilizará uma versão totalmente hospedada da plataforma Office Communication Server 2007, que será perfeitamente conciliável com os demais serviços hospedados, como o Exchange e o Sharepoint.

Para maiores detalhes, os interessados em ler a pesquisa na íntegra podem visitar o site da Wainhouse e adquirir uma cópia em pdf da pesquisa.

Fonte: B2B Magazine

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.