Rede MM aprimora comunicação com soluções de convergência

A rede paranaense MM aumentou em 900% a quantidade de lojas em um período de 12 anos. Para acompanhar a expansão dos negócios, facilitando o contato entre os 1.300 colaboradores e fornecer melhor atendimento aos clientes, a companhia decidiu melhorar a comunicação entre as lojas. A MM operava com telefonia via operadora (DDD); a transmissão de dados era feita via ADSL com diferentes velocidades; e a rede possuía sites com diversas centrais digitais e analógicas obsoletas e de fornecedores diferentes.

Soluções de convergências, fornecidas pela Dígitro Tecnologia, foram as ferramentas escolhidas para a modernização. Além de uma central inteligente de PABX IP. O projeto incluiu ainda a rede corporativa, uma solução integrada para transporte de voz; links melhorados em MPLS, que prioriza voz e provê qualidade, ampliando a banda de Internet por loja, com link fixo de 256 kb, somente para voz. AS lojas maiores têm agora quatro portas de voz.

A primeira etapa contemplou a comunicação loja-matriz. A próxima envolve a melhoria da comunicação matriz-loja. No futuro, cada loja deverá ter um ramal da central IP, segundo afirma Marcos Camargo, diretor administrativo e de TI da MM. A empresa obteve redução de 50% dos gastos com telefonia desde a implementação do novo sistema. Além disso, a tecnologia permitiu criar políticas para utilização de cada um dos meios.

Fonte: Decision REPORT

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

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