IP vai continuar a substituir PABX tradicional, diz estudo

Segundo pesquisa da In-Stat, a telefonia IP vem sendo a principal escolha para serviços de voz corporativos. No 1º semestre de 2007 foram 11,1 milhões de linhas IP.

A telefonia IP deixou de ser apenas uma tecnologia emergente para se transformar na principal opção de serviços de voz no ambiente corporativo, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (10/01) pela In-Stat.

A aceitação da telefonia IP pelo usuário é muito alta e isso fez com que o faturamento desse mercado ultrapassasse largamente aquele registrado pelo segmento de linhas de telefonia tradicionais. As vendas de linhas IP superaram a tecnologia concorrente no primeiro semestre de 2007, conforme as empresas migraram seus sistemas de telefonia para sistemas de VoIP.

De acordo com a pesquisa da In-Stat, no primeiro semestre de 2007, 11,1 milhões de linhas IP foram entregues em todo o mundo, respondendo por cerca de 80% de todas as vendas.

“Os desafios operacionais e técnicos do IP já ficaram para trás”, diz Norm Bogen, diretor de pesquisas da In-Stat. “O retorno do investimento dessa tecnologia provou a sua solidez e os ganhos de produtividade associados à tecnologia são e continuarão sendo os mesmos que poderiam ser obtidos com as linhas tradicionais.”

Nortel, Avaya e Cisco continuam liderando o mercado de PABX IP, mas a entrada da Microsoft nesse segmento deve surtir algum impacto nos próximos anos, conforme as previsões da In-Stat.

Fonte: COMPUTERWORLD

Publicado por Marcus Vinícius

Consultor e Desenvolvedor WEB/VOIP, atua em projetos pela Innovus desde 2003, focado no desenvolvimento de soluções de telefonia IP utilizando o software Asterisk. Contribuidor ativo dos portais VoIPCenter, AsteriskOnline e AsteriskBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.